Produtos : KIT MOTORES COM DINAMÔMETRO DINO MD-02

A Bancada de Motores com Dinamômetro Didática (Dino) é composta por um motor ciclo Otto* e outro ciclo Diesel com dinamômetro hidráulico, intercambiável e ultracompacto com geração de gráficos e operação em malha fechada.
 
O Dino acompanha um manual de práticas exclusivo para tornar as aulas mais dinâmicas e intuitivas. Todo o sistema foi especialmente pensado para que o aluno interaja da melhor forma possível com o equipamento, aprendendo na prática os efeitos da carga mecânica no eixo de motores ciclos Otto e Diesel, assim como a programação de um módulo de injeção eletrônica e sua influência no rendimento do motor. Além de tudo isso, a linha de sensores e atuadores é automotiva a fim de aproximar o aluno ainda mais a realidade do mercado.
 
*O motor ciclo Otto é alimentado através de um carburador ou de uma injeção eletrônica didática e programável. O motor poderá ser alimentado por gasolina comum ou aditivada.

Descrição do Produto

Características construtivas
  • Dimensão: 1000 x 500 x 900mm (C x L x A);
  • Peso aproximado: 150 kg;
  • Fixação com pés de borracha anti vibração;
  • Motor Buffalo BFGE 6.5;
    • Ciclo Otto, monocilíndrico, refrigerado a ar, OHC, duas válvulas;
    • Capacidade média do tanque**: 300 ml;
    • Consumo médio: 1,5 litros/hora;
    • Cilindrada: 196cm³;
    • Curso do pistão: 54mm;
    • Diâmetro do cilindro: 68mm;
    • Dimensões CxLxA: 430x380x390mm;
    • Potência: 6,5cv a 3600 rpm;
    • Peso: 16 Kg;
    • Reservatório de cárter: 600ml;
    • Sistema de partida: Elétrico e manual;
    • Taxa de compressão: 8,5:1;
    • Torque máximo: 1,35 kgmf/2500 rpm;
    • RPM máximo: 4000 rpm.
  • Motor Buffalo BFDE 5.0:
    • Diesel, monocilíndrico, refrigerado a ar, OHC, duas válvulas;
    • Capacidade do Tanque: 2,5 litros;
    • Consumo médio: 1,4 litros/hora;
    • Cilindrada: 219cm³;
    • Curso do pistão: 57mm;
    • Diâmetro do cilindro: 70mm;
    • Dimensões CxLxA: 322x392x416mm;
    • Potência: 4,2cv a 3600 rpm;
    • Peso: 31 Kg;
    • Reservatório de cárter: 750ml;
    • Sistema de partida: Elétrico e manual;
    • Taxa de compressão: 20:1;
    • Torque máximo: 12,5 (N.m);
    • RPM máximo: 3600
  • 2 Silenciosos automotivos para diminuição do nível de ruído;
  • Até 6 metros de tubos e conexões de 1” para escoar os gases de combustão para fora do laboratório.
 
**O reservatório é transparente e permite visualização da bomba enquanto está em funcionamento.
 
Eletroeletrônica, sensores e atuadores
  • Sensor NTC de temperatura do ar de admissão;
  • Sensor (resistência) de posição da borboleta;
  • Sensor MAP;
  • Sensor NTC de temperatura do motor;
  • Sonda Lambda 4 vias;
  • Sensor indutivo de posição do eixo virabrequim;
  • Bobina de ignição;
  • Bomba de combustível universal;
  • Vela de ignição;
  • Sensor de temperatura dos gases de exaustão do tipo PT100;
  • Bico injetor (eletroválvula);
  • Regulador de pressão do combustível regulável (0 a 5 BAR);
  • Módulo de injeção eletrônica;
  • Software para programação da injeção eletrônica e coleta de dados em tempo real;

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